Consiste em uma área úmida, definida como “ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das marés”. (SCHAEFFER‐NOVELLI, 1995).

a) Qual é o ecossistema representado em destaque no mapa e descrito no excerto?

 b) Aponte as razões da ocorrência desse ecossistema na faixa destacada do mapa e explique uma de suas funções ambientais.

c) Cite e explique dois fatores antrópicos que ameaçam esse ecossistema no Brasil.  

a) O mapa e o texto representam o ecossistema denominado mangue ou manguezais.

b) Os manguezais correspondem a ecossistemas que se formam em regiões de encontro da água salgada do mar com a água doce continental, especialmente em desembocaduras de rios, pois a menor salinidade dessas áreas, associada às temperaturas elevadas das águas da zona intertropical, explica a ocorrência desse ecossistema. Uma função ambiental dos manguezais é ser um berçário natural para diversas espécies de fauna aquática e terrestre, que possuem importância ecológica e econômica. Estima-se que mais de 95% das espécies capturadas no mar por atividades pesqueiras utilizem os manguezais em seus ciclos reprodutivos.

c) Dentre os fatores antrópicos que ameaçam os manguezais no Brasil, podem-se citar o desmatamento e o aterramento dos mangues para a construção de portos, cidades, condomínios, residências, marinas, hotéis e resorts. Outro importante fator que afeta os manguezais é a contaminação devido à deposição de lixo, e ao lançamento de esgoto e de efluentes industriais.