O experimento conhecido como “chuva de ouro” consiste na recristalização, à temperatura ambiente, de iodeto de chumbo (PbI2). A formação desse sal pode ocorrer a partir da mistura entre nitrato de chumbo (Pb(NO3)2) e iodeto de potássio (KI). Outro produto dessa reação é o nitrato de potássio (KNO3) em solução aquosa. Tanto o Pb(NO3)2 quanto o KI são sais brancos solúveis em água à temperatura ambiente, enquanto o PbI2 é um sal amarelo intenso e pouco solúvel nessa temperatura, precipitando como uma chuva dourada.
Em um laboratório, o mesmo experimento foi realizado em dois frascos. Em ambos, 100 mL de solução 0,1 mol.L‐1 de Pb(NO3)2 e 100 mL de solução 0,2 mol.L‐1 de KI foram misturados. Ao primeiro frasco foi também adicionado 20 mL de água destilada, enquanto ao segundo frasco foi adicionado 20 mL de solução 0,1 mol.L‐1 de iodeto de sódio (NaI).
A tabela a seguir apresenta os dados de solubilidade dos produtos da reação em diferentes temperaturas.
Responda aos itens a seguir considerando os dados do enunciado e o equilíbrio químico de solubilidade do iodeto de chumbo:
a) Indique se o procedimento do segundo frasco favorece ou inibe a formação de mais sólido amarelo.
b) Para separar o precipitado da solução do primeiro frasco e obter o PbI2 sólido e seco, foi recomendado que, após a precipitação, fosse realizada uma filtração em funil com papel de filtro, seguida de lavagem do precipitado com água para se retirar o KNO3 formado e, na sequência, esse precipitado fosse colocado para secar. Nesse caso, para se obter a maior quantidade do PbI2, é mais recomendado o uso de água fria (4 °C) ou quente (80 °C)? Justifique.
c) Encontre a constante do produto de solubilidade (KPS) do iodeto de chumbo a 32 °C.
a) Favorece. A adição de I- por meio da solução de NaI provoca um deslocamento do equilíbrio indicado no sentido de formação do PbI2 (sólido amarelo).
b) Para se obter maior quantidade de PbI2 sólido, deve-se utilizar água fria (4ºC), devido à menor solubilidade desse composto a essa temperatura.
c) Calculando a concentração do PbI2 em mol/L, a partir de sua solubilidade a 32ºC, tem-se: