Em um ambiente do qual se retirou praticamente todo o ar, as placas de um capacitor estão arranjadas paralelamente e carregadas com cargas de mesma magnitude Q e sinais contrários, produzindo, na região entre as placas, um campo elétrico que pode ser considerado uniforme, com módulo igual a 106 V/m. Uma partícula carregada negativamente, com carga de
módulo igual a 10‐9 C, é lançada com velocidade de módulo V0 igual a 100 m/s ao longo da linha que passa exatamente pelo centro da região entre as placas, como mostrado na figura. A distância d entre as placas é igual a 1 mm. Despreze os efeitos gravitacionais.
a) Aponte, entre as trajetórias 1 e 2 mostradas na figura, aquela que mais se aproxima do movimento da partícula na região entre as placas.
b) Sabendo que a massa da partícula é igual a 10 µg, determine a que distância horizontal x a partícula atingirá uma das placas, supondo que elas sejam suficientemente longas.
c) Quais seriam o sentido e o módulo de um eventual campo magnético a ser aplicado na região entre as placas, perpendicularmente ao plano da página, para que a partícula, em vez de seguir uma trajetória curva, permaneça movendo‐ se na mesma direção e no mesmo sentido com que foi lançada?
a) Ao entrar na região entre as placas, a partícula fica sujeita à ação de uma força elétrica () contrária ao campo elétrico (
), pois sua carga é negativa.
Dessa forma, a trajetória que mais se aproxima do movimento da partícula é a trajetória 1.
b) A figura a seguir ilustra o instante em que a partícula penetra na região entre as placas:
Na direção y (MUV):
- Ry = Felét
;
Na direção x (MU):
c) Nessas condições, a força magnética () deve ter a mesma intensidade e sentido oposto à força elétrica (
):
Aplicando a regra da mão direita nº2, conclui-se que o campo magnético é perpendicular ao plano da página no sentido de entrar nesse mesmo plano. Tem-se ainda que: