A entrega pacífica do governo a um adversário pressupunha um elevado nível de automoderação. O mesmo determinou a boa vontade de um governo em não usar os seus grandes recursos do poder na humilhação ou destruição de predecessores hostis ou opositores (...). As técnicas militares deram lugar às técnicas verbais do debate feitas de retórica e de persuasão, a maior parte das quais exigia mais contenção geral, identificando, de modo nítido, esta mudança com um avanço da civilização.
Norbert Elias, A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.
O processo histórico britânico ofereceu, entre os séculos XVII e XIX, modelos institucionais e práticas políticas importantes. A respeito deles, é correto afirmar que
O processo histórico iniciado no século XVII se caracterizou pela sucessão de revoluções que contrapuseram interesses das classes dominantes (nobreza + monarquia versus burguesia).
A conclusão desse processo se deu com a Revolução Gloriosa de 1688 e a implantação definitiva do Regime Parlamentar, pacificando as divergências políticas entre as classes dominantes, superando a luta armada pelo debate retórico e persuasivo.