O texto abaixo descreve um importante monumento associado a um evento histórico ocorrido nos Estados Unidos. Leia-o e responda às questões, em português.

a) Por que o memorial foi construído? Cite, em português, uma passagem do texto que destaca a importância do evento descrito para a história dos EUA.

b) Aponte um impacto geopolítico para os EUA do acontecimento descrito no texto e identifique um país do Oriente Médio posteriormente envolvido no acontecimento.

a) Inaugurado em 2011, o National September 11 Memorial & Museum foi construído na cidade de Nova York (EUA), no mesmo local em que existiram os edifícios das Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC). Os dois edifícios foram destruídos nos ataques de 11 de setembro de 2001, quando terroristas da Al-Qaeda sequestraram aviões comerciais e os colidiram contra os prédios do WTC, configurando o maior atentado terrorista já ocorrido em território estadunidense. O Memorial foi construído em homenagem à memória e à honra das quase três mil pessoas que foram mortas em decorrência desse atentado terrorista.
Segundo o texto, a importância do evento descrito para a história dos EUA consiste no fato de ter sido a “maior perda de vidas resultante de um ataque estrangeiro em solo americano e a maior perda de pessoal de resgate da história americana”.

b) O texto fez referência ao atentado terrorista realizado contra os Estados Unidos do dia 11 de setembro de 2001, que resultou na destruição das Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, assim como o ataque ao Pentágono e à queda de um dos aviões sequestrados, no estado da Pensilvânia. A partir desse momento, o governo dos Estados Unidos, sob gestão de George W. Bush, iniciou um período denominado Guerra ao Terror, que consistiu no combate ativo a grupos terroristas e países que, segundo o governo estadunidense, apoiavam ou abrigavam tais grupos. Após o ataque de 11 de setembro, os Estados Unidos iniciaram um conflito no Afeganistão, com o objetivo de desmantelar o grupo terrorista Al-Qaeda e capturar o seu líder, Osama bin Laden, que assumiram a responsabilidade pelos ataques. Além disso, os Estados Unidos também buscavam destituir do poder o Talibã, que era o movimento fundamentalista islâmico que governava o Afeganistão naquele período e, segundo os Estados Unidos, abrigavam e protegiam a Al-Qaeda e Osama bin Laden.