este livro
Meu filho. Não é automatismo. Juro. É jazz do coração. É
prosa que dá prêmio. Um tea for two total, tilintar de verdade
que você seduz, charmeur volante, pela pista, a toda. Enfie a
carapuça.
E cante.
Puro açúcar branco e blue.
(Ana Cristina César, A teus pés. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 29.)
a) No poema “este livro” usa-se um recurso poético chamado aliteração. Explique o que é aliteração e identifique um exemplo de aliteração presente nesse texto poético.
b) O poema propõe uma definição do próprio livro e inclui algumas “instruções” para o provável leitor. Identifique dois verbos que instruem o leitor e explique a frase “Não é automatismo”, com base no conjunto do poema.
a) Aliteração é a repetição expressiva de fonemas consonantais. Esse recurso pode ser exemplificado no poema por meio das expressões “prosa que dá prêmio”, “tea for two total, tilintar”, “pela pista”, “branco e blue”.
b) O uso do modo imperativo nos verbos “enfie” e “cante” indica que os termos buscam instruir sobre como os poemas devem ser interpretados, destacando a intensidade da relação dos leitores com a obra. Já a frase “Não é automatismo” demonstra o caráter de elaboração artística do texto. Por mais que o caráter prosaico do poema possa parecer simplista, ele se liga a formas de expressão sofisticadas como o jazz ou “prosa que dá prêmio”.