As palavras organizadas comunicam sempre alguma coisa, que nos toca porque obedece a certa ordem. Quando recebemos o impacto de uma produção literária, oral ou escrita, ele é devido à fusão inextricável da mensagem com a sua organização. Em palavras usuais: o conteúdo de uma obra literária só atua por causa da forma.

(Adaptado de Antonio Candido, “O direito à literatura”, em Vários escritos. São Paulo: Ouro
sobre azul e Duas Cidades, 2004, p.178.)

A obra Sobrevivendo no inferno do grupo Racionais Mc’s é composta pelas canções e pelo projeto editorial da capa e contracapa do CD. Nesse projeto editorial, encontram-se elementos visuais e verbais que estabelecem um jogo de formas e sentidos. Com base na afirmação de Antonio Candido, é correto afirmar que a organização desses elementos

  • a

    produz uma simetria entre som e sentido, sendo que tal simetria indica que os símbolos religiosos são uma resposta à violência.

  • b

    configura um sistema de oposições, uma vez que imagens e palavras estabelecem tensões materiais e espirituais, constitutivas do sentido das canções.

  • c

    configura uma sintaxe poética de ordem espiritual. Essa sintaxe espelha o caos e as injustiças vividos na periferia das grandes cidades.

  • d

    produz uma lógica poética racional. Essa lógica se explicita na vitória do crime sobre a visão de mundo presente nos versículos bíblicos transcritos.

Os elementos visuais e verbais envolvidos na capa e contracapa do CD “Sobrevivendo no Inferno” configuram um sistema de oposições, na medida em que exploram o caráter religioso de uma citação bíblica e a imagem de uma pessoa segurando uma pistola, o que sugere violência. A tensão entre seguir a vida do crime ou optar pelos valores morais e religiosos está presente em vários raps da obra.