O chamado Triângulo Norte da América Central (TNAC) é uma das regiões mais violentas do planeta, equiparando-se às zonas de guerra. Grupos organizados praticam diariamente extorsão, perseguição, sequestros, assassinatos, abuso sexual, entre outros crimes. Em 2018, sob condições extremas de pobreza e violência, sem escolha, milhares de pessoas do TNAC abandonaram suas casas, deslocando-se por perigosas rotas em direção ao México e aos EUA.

Considerando essa situação geográfica, indique os países que compõem a região do TNAC e a atual estratégia adotada pela população emigrante.

  • a

    Venezuela, Costa Rica, Nicarágua; pequenos grupos deslocam-se por trens para fugir da violência dos guias ilegais (coyotes).

  • b

    El Salvador, Honduras, Guatemala; os emigrantes deslocam-se a pé em grandes caravanas por ser mais seguro e para se beneficiarem de apoio mútuo.

  • c

    Cuba, Haiti, República Dominicana; pequenos grupos deslocam-se em barcos, por ser mais seguro e para diminuir os custos da travessia.

  • d

    Belize, Nicarágua, Guatemala; os emigrantes deslocam-se a pé em grandes caravanas para diminuir os custos com os guias ilegais (coyotes).

Localizados na porção setentrional da América Central, El Salvador, Honduras e Guatemala passaram, nos últimos anos, a ser chamados de “Triângulo Norte da América Central (TNAC)”. Um dos principais aspectos que chamou a atenção mundial para essa região foi o grande fluxo emigratório de pessoas oriundas desses países em direção dos Estados Unidos. Essas grandes caravanas deslocavam-se a pé, reduzindo os custos com a viagem e buscando o mútuo apoio entre os emigrantes. Vale destacar que os denominados “coyotes” são guias ilegais que atuam apenas nas áreas fronteiriças entre Estados Unidos e México e não ao longo desse percurso entre os países do TNAC e o território estadunidense.