O lactato de mentila é um éster utilizado em cremes cosméticos para a pele, com a finalidade de dar sensação de refrescância após a aplicação. Esse éster é obtido pela reação entre mentol e ácido láctico, cujas fórmulas estruturais estão representadas a seguir.

a) Cite o nome da função orgânica comum ao mentol e ao ácido láctico. Indique, na estrutura do ácido láctico reproduzida no campo de Resolução e Resposta, o átomo de carbono assimétrico.

b) Utilizando fórmulas estruturais, escreva a equação química que representa a formação do lactato de mentila a partir do mentol e do ácido láctico. Analisando a estrutura do lactato de mentila, justifique por que esse éster apresenta baixa solubilidade em água.

a) A função orgânica álcool é comum ao mentol e ao ácido láctico. O átomo de carbono assimétrico está indicado na estrutura abaixo pelo asterisco (*)


b) A formação do lactato de mentila (esterificação) pode ser representada pela seguinte equação:

Ao analisar a estrutura do lactato de mentila, pode-se destacar o predomínio de uma grande cadeia carbônica (proveniente do mentol) de caráter apolar, resultando em uma baixa solubilidade desse composto em água.