A melatonina (massa molar = 232 g/mol) é um hormônio produzido pela glândula pineal, conhecido como “hormônio da escuridão” ou “hormônio do sono”. A biossíntese desse hormônio se dá a partir do triptofano, que se transforma em serotonina, e esta em melatonina. Essas transformações ocorrem por ação de enzimas.
A produção diária de melatonina no organismo humano tem um ritmo sincronizado com o ciclo de iluminação ambiental característico do dia e da noite, de modo que o pico de produção ocorre durante a noite. O gráfico ilustra a concentração de melatonina no plasma, em diferentes horários do dia e da noite.
(Josephine Arendt. “Melatonin”. Journal of Biological Rhythms, agosto de 2005. Adaptado.)
a) Identifique na fórmula do triptofano, reproduzida no campo de Resolução e Resposta, o átomo de carbono quiral e a função amina primária. Considerando a sequência da biossíntese da melatonina, identifique em qual transformação ocorre descarboxilação.
b) Considerando o gráfico e sabendo que 1 pg = 10–12 g, calcule a quantidade em mol e o número de moléculas de melatonina presentes em cada mL de plasma humano às 8 horas da manhã.
a)
A descarboxilação ocorre na transformação do triptofano na serotonina, uma vez que o grupo carboxila presente no triptofano não está presente na serotonina.
b) Pela análise do gráfico:
Às 8h a concentração de melatonina no plasma é de 25 pg/mL, ou seja, 25 x 10-12 g/mL.
Massa molar da melatonina é igual a 232 g/mol.
Cálculo do número de mol de melatonina em 1 mL de plasma:
Cálculo do número de moléculas de melatonina em 1 mL de plasma: