Luzia, com cerca de 12500 anos, é o fóssil humano mais antigo encontrado no território do atual Brasil.

A imagem 1 mostra a reconstituição virtual de sua cabeça, realizada em 1999.

A imagem 2 mostra a reconstituição virtual de sua cabeça, realizada em 2018, após estudos mais recentes.

a) Defina o que é um fóssil. O que significa “cultura material”?

b) Considerando as imagens, cite uma informação que foi obtida pelos pesquisadores a partir do estudo do fóssil de Luzia. Mencione uma limitação desse tipo de estudo.

a) Do ponto de vista da Paleontologia, fósseis são restos de seres vivos petrificados que, apesar da longevidade do tempo, mantiveram características marcantes de sua constituição original. Em Antropologia, considera-se “cultura material” o conjunto de objetos de uso cotidiano ou de rituais, construções arquitetônicas, obras de arte, que expressam o modo de pensar, os costumes e as tradições de um determinado grupo social.

b) Os estudos dos restos do crânio de Luzia demonstram nitidamente que as presumíveis características físicas de povos que habitaram o território do Brasil atual há mais de 12 mil anos seriam marcadamente diversas das dos povos indígenas que ocuparam a terra posteriormente.
Frequentemente os estudiosos se deparam com dificuldades para identificar características de fósseis pelo estado de conservação prejudicado pelos desgastes do tempo, por alterações naturais ou não no terreno em que foram encontrados, pela contradição com teorias pré-elaboradas e consolidadas, o que pode comprometer os resultados das pesquisas.