O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático na membrana interna.

GRUNDLINGH, J. et al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Dealh Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).

O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à)

  • a

    obstrução da cadeia respiratória, resultando em maior consumo celular de ácidos graxos.

  • b

    bloqueio das reações do ciclo de Krebs, resultando em maior gasto celular de energia.

  • c

    diminuição da produção de acetil CoA, resultando em maior gasto celular de piruvato.

  • d

    inibição da glicólise, resultando em maior absorção celular da glicose sanguínea.

  • e

    redução da produção de ATP, resultando em maior gasto celular de nutrientes.

O composto 2,4-dinitrofenol interfere diretamente em um processo conhecido como bomba de prótons, que ocorre na cadeia transportadora de elétrons e permite a síntese de ATP. Como o 2,4-dinitrofenol torna a respiração celular menos eficiente, haverá redução na síntese de ATP e maior consumo de nutrientes.