Um fio condutor, retilíneo e homogêneo, de peso 0,70 N, comprimento 2,0 m e área da secção transversal igual a 2,0 × 10–6 m2 , é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 3,0 A e está em repouso sobre uma mesa plana e horizontal. Nessa região, há um campo magnético uniforme , de direção horizontal e perpendicular à direção do comprimento do fio, como mostra a figura.
a) Sabendo que a diferença de potencial entre as extremidades do fio é igual a 1,5 V, calcule a resistividade do material, em Ω ⋅ m, que constitui o fio.
b) Considerando que a intensidade do campo magnético é 0,10 T e desprezando a ação do campo magnético da Terra, calcule a intensidade da força que a mesa exerce sobre o fio, em newtons.
a) Utilizando a 1ª e a 2ª leis de Ohm, tem-se:
b) De acordo com a regra da mão direita número 2, a força magnética aplicada no fio possui direção vertical e sentido para baixo. Como o fio está em repouso, a resultante das forças é nula, e portanto, a intensidade da força que a mesa exerce sobre o fio (N) é a soma das intensidades da força magnética com a força peso:
A intensidade da força magnética em um fio reto pode ser calculada por meio da expressão:
Sendo assim, tem-se: