Ao decolar de uma pista plana e horizontal, um avião de massa total igual a 7,0 × 104 kg parte do repouso e atinge a velocidade de 60 m/s após 30 segundos.
a) Considerando que nesse intervalo de tempo um dos pneus desse avião efetuou 360 voltas completas, calcule a velocidade angular média desse pneu, em rad/s. Apresente o resultado em função de π.
b) No instante em que a velocidade era 60 m/s, a aceleração do avião era 2,0 m/s2 e seus motores desenvolviam uma potência total de 1,2 × 107 W. Calcule a intensidade da resultante das forças de resistência, em newtons, que atuavam, na direção horizontal, sobre o avião nesse instante.
a) A velocidade angular média é dada por .
De acordo com o enunciado, o pneu executou 360 voltas completas no intervalo de tempo de 30 segundos, assim:
b) A potência instantânea (P) oferecida pelo motor corresponde ao produto da força exercida pelo motor (FM) pela velocidade instantânea (V) da aeronave:
Substituindo os valores, tem-se:
Por outro lado, a resultante horizontal (RX) sobre o avião decorre da ação das forças executada pelo motor para acelerar a aeronave, no sentido do movimento (FM), e a resultante das forças de resistência (A), oposta ao sentido do movimento. Como a resultante horizontal, de acordo com o princípio fundamental da dinâmica, corresponde ao produto da massa do corpo pela aceleração escalar, tem-se:
Substituindo os valores, tem-se: