O corpo humano possui dois tipos de fibras musculares esqueléticas: I e II. As fibras do tipo I possuem várias mitocôndrias, maior irrigação sanguínea e maior quantidade de mioglobina. Já as fibras do tipo II possuem poucas mitocôndrias e pouca mioglobina. O gráfico ilustra a variação na quantidade dessas fibras em atletas que realizam diferentes atividades físicas.

a) A classificação do tipo de fibra está relacionada a qual proteína muscular? Qual é a importância da mioglobina para a fisiologia da fibra muscular?

b) Qual desses indivíduos deve ser um velocista (corredor de 100 metros)? Como as fibras musculares desse atleta conseguem formar rapidamente moléculas de ATP?

a) A proteína é a mioglobina, que possibilita o armazenamento do oxigênio molecular no interior da célula muscular. O armazenamento é fundamental para fornecer oxigênio para a realização de exercícios aeróbicos prolongados, mantendo a atividade da respiração celular aeróbica.

b) O velocista é o atleta 3, com maior quantidade de fibras tipo II, de velocidade. Esse atleta repõe ATP inicialmente usando a reserva de fosfocreatina, que regenera ATP na reação
C~P + ADP → ATP + C. Na sequência, o ATP é produzido utilizando a energia da fermentação lática, com a formação de lactato.