A molécula de DNA, existente no núcleo celular, é formada por duas fitas complementares. Uma dessas fitas pode servir de molde para a síntese de RNA mensageiro, que será traduzido em proteína pelos ribossomos. Em algumas células, esse “trabalho” metabólico pode ser realizado pelos polirribossomos.
a) Qual tipo de ligação química ocorre entre as bases nitrogenadas, permitindo a complementariedade entre elas? Caso um segmento de DNA seja 3’ATACTC5’, qual será sua fita complementar?
b) Os polirribossomos sintetizam proteínas com o mesmo número, tipo e sequência de aminoácidos. Por que a sequência de aminoácidos é sempre igual após a tradução de uma mesma molécula de RNA mensageiro? O que existe na molécula de RNA mensageiro que indica o término da síntese proteica?
a) As ligações de hidrogênio permitem a complementação de bases. A fita complementar terá a seguinte sequência: 5´TATGAG3`.
b) A sequência de aminoácidos será sempre a mesma porque a tradução segue a sequência de códons específicos, que determinam sempre a colocação do mesmo aminoácido na cadeia polipeptídica. A mensagem será finalizada com a participação de um códon (trinca de nucleotídeos) de parada, que não codifica nenhum aminoácido e, desta forma, finaliza a tradução.