Plantas são capazes de absorver nutrientes do solo pelas raízes. Em muitas espécies vegetais, as raízes são infectadas por fungos, estabelecendo uma interação entre organismos denominada micorriza.


(Fonte: D. S. Hayman e outros, Plant Growth Responses to Vesicular-Arbuscular Mycorrhiza. VI. Effect of Light and Temperature. The New
Phytologist
, Lancaster, v. 73, p. 71-80, jan. 1974.) 

a) Os efeitos das micorrizas sobre o crescimento vegetal podem ser avaliados a partir da figura A. Utilizando os dados fornecidos na figura, explique as consequências da micorriza para a planta. Que tipo de interação ecológica caracteriza a micorriza? Justifique, informando em sua resposta se a interação é positiva, negativa ou neutra para cada organismo envolvido.

b) O Brasil é um dos países que mais consomem fertilizantes sintéticos no mundo. Com base nas figuras A, B e C, explique por que a bioinoculação de fungos no solo pode ser uma alternativa ao uso de fertilizantes. Indique em sua explicação ao menos um efeito para as plantas e um efeito para o ambiente.

a) De acordo com a figura A, a micorriza favorece o aumento mais rápido da altura da planta. A interação ecológica entre fungos e plantas na micorriza é o mutualismo. A interação é positiva, uma vez que ambos os seres vivos dela participantes são favorecidos, e é obrigatória.

b) A bioinoculação de fungos pode favorecer a rápida ocorrência de decomposição de matéria orgânica, com liberação de nutrientes minerais para o solo. Graças a essa atividade metabólica dos fungos, nutrientes minerais são prontamente absorvidos pela vegetação, o que acarreta o seu rápido crescimento e o aumento de produtividade.