Atrás dos olhos das meninas sérias
Mas poderei dizer-vos que elas ousam? Ou vão, por injunções muito mais sérias, lustrar pecados que jamais repousam?
O texto acima encontra-se no livro A teus pés, de Ana Cristina Cesar. Leia-o atentamente e responda às questões.
a) Indique a quem se referem, no texto, a segunda pessoa do plural (“vos”) e a terceira pessoa do plural (“elas”).
b) Por meio da partícula “Ou”, o poema estabelece uma alternativa entre duas situações: a ousadia e a ação de “lustrar pecados”. Explique de que maneira a primeira situação é diferente da segunda, levando em consideração o título do poema.
a) O pronome “vos” remete aos leitores do poema, seus interlocutores. Além disso, num nível de leitura mais profunda, pode remeter ao poeta Manuel Bandeira, já que a autora evoca diretamente, em seu título “Atrás dos olhos das meninas sérias”, o segundo verso do poeta em “Variações sérias em forma de soneto”. Já o pronome “elas” se refere às meninas sérias citadas no título.
b) A situação de ousadia implica um comportamento feminino que não se constrange em vivenciar intensa e abertamente a paixão, um dos elementos mais acentuados da subjetividade construída no conjunto de poemas de A teus pés. Por sua vez, a ação de “lustrar pecados” implica um comportamento que, devido a “injunções” (termo que remete, neste caso, a imposições sociais), vivencia a paixão de maneira mais oculta (por ser “atrás dos olhos”) e mais carregada de culpa, justamente por estar relacionada à noção religiosa do pecado.