Leia o texto.

Tio Ben cravou pouco antes de falecer: “grandes poderes nunca vêm sozinhos”. E não há responsabilidade maior do que tirar a vida de alguém. Isso, no entanto, não significa que super-heróis tenham a ficha completamente limpa. Na verdade, uma olhada mais atenta nos filmes sobre os personagens confirma uma teoria não tão inocente – a grande maioria deles é homicida.

Foi pensando nisso que um usuário do Reddit, identificado como T0M95, resolveu planilhar os assassinatos que acontecem nos filmes da Marvel. Nos 20 longas, que saíram nos últimos 10 anos, foram 65 mortes – e 20 delas deixaram sangue nas mãos dos mocinhos

Vale dizer que o usuário contabilizou apenas mortes relevantes à história: só entraram na planilha vítimas que tinham, pelo menos, nome antes de baterem as botas. Nada de figurantes ou bonecos criados em computação gráfica só para dar volume a uma tragédia. Ficaram de fora, por exemplo, as centenas que morreram durante a batalha de Wakanda, em “Vingadores: Guerra Infinita”, ou a cena de “Guardiões da Galáxia” que se consagrou como o maior massacre da história do cinema.

https://super.abril.com.br/cultura/quantosassassinatoscadaheroievilaodamarvelcometeunoscinemas. Adaptado.

a) Qual o sentido das palavras “cravou” e “planilhar” destacadas no texto e qual o efeito que elas produzem?

b) Substitua os dois-pontos do trecho “Vale dizer que o usuário contabilizou apenas mortes relevantes à história: só entraram na planilha vítimas que tinham, pelo menos, nome antes de baterem as botas” por uma conjunção e indique qual a relação de sentido estabelecida por ela

a) No contexto, o verbo “cravar” significa expressar um pensamento de maneira precisa, em uma formulação sintética e impactante. “Planilhar” significa organizar dados em uma planilha de cálculos, sistematizar dados para a realização de levantamentos estatísticos. O uso do neologismo “planilhar” e do verbo “cravar” em acepção recentemente criada confere ao texto um tom informal, aproximando-o do universo dos leitores.

b) “Vale dizer que o usuário contabilizou apenas mortes relevantes à história, pois (porque/ já que/ visto que/ uma vez que) só entraram na planilha vítimas que tinham, pelo menos, nome antes de baterem as botas.”
 A conjunção estabelece relação de sentido de explicação.