Quem tem alergia ao ovo pode tomar a vacina da gripe?
Se fizerem parte dos grupos de risco, os alérgicos podem (e devem) tomar a vacina
Por anos, os médicos contraindicaram o imunizante para quem está proibido de ingerir esse alimento. Mas as recomendações mudaram no ano passado.
“Nos últimos anos, tivemos avanços na produção da vacina que permitiram reduzir substancialmente os traços de ovo na produção das doses”, esclarece a coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Com essa evolução, a probabilidade de um evento adverso alérgico ficou muito pequena, quase nula.
(https://saude.abril.com.br, 31.05.2018. Adaptado.)
a) Explique por que, no processo de produção da vacina, são utilizados ovos embrionados nos quais os vírus são inoculados.
b) Excluídos os casos dos alérgicos ao ovo, muitas pessoas ainda relutam em se vacinar contra a gripe, alegando, erroneamente, que o vírus presente na vacina pode causar a doença no vacinado. Explique por que essa alegação é incorreta e explique por que a vacina protege o vacinado contra a gripe.
a) Ovos embrionados são utilizados pois os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e por isso dependem da existência de células vivas para que consigam se reproduzir.
b) A vacina da gripe é composta por vírus atenuados, incapazes de promover o desenvolvimento da doença, porém são capazes de estimular a formação de células de memória imunológica e a síntese de anticorpos específicos. Se ocorrer um novo contato com o vírus da gripe, o organismo humano estará protegido.