Produzida no contexto da implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem

  • a

    caracteriza representação cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático estabelecido pelos republicanos brasileiros.

  • b

    faz uso alegórico de um tema clássico para expressar o repúdio à exclusão da participação feminina nasinstituições políticas do Império. 

  • c

    é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira. 

  • d

    emprega símbolo católico como estratégia para obter a adesão da Igreja e diminuir a animosidade dos movimentos messiânicos. 

  • e

    é expressão artística do projeto positivista de divulgar uma concepção da sociedade brasileira sintonizada com osideais de eugenia.

A República foi instaurada em 15 de novembro de 1889 por uma ação militar amparada por influentes setores civis e apartada da maioria da população. Para a sua legitimação, recorreu-se à simbologia nacionalista das revoluções europeias do século XIX. A mulher representa a liberdade, a pátria e a República, ostentando o barrete frígio, símbolo dos sans cullotes na Revolução Francesa, que remete às camadas populares.

Entretanto, a valorização da mulher e do povo não passou do campo alegórico, uma vez que a Constituição de 1891 limitava drasticamente os direitos políticos e civis de ambos.