Nas margens de um rio, verificava‐se a seguinte cadeia trófica: o capim ali presente servia de alimento para gafanhotos, que, por sua vez, eram predados por passarinhos, cuja espécie só ocorria naquele ambiente e tinha exclusivamente os gafanhotos como alimento; tais passarinhos eram predados por gaviões da região.

A lama tóxica que vazou de uma empresa mineradora matou quase totalmente o capim ali existente. É correto afirmar que, em seguida, o consumidor secundário

  • a

    teve sua população reduzida como consequência direta do aumento da biomassa no primeiro nível trófico da cadeia. 

  • b

    teve sua população reduzida como consequência indireta da diminuição da biomassa no primeiro nível trófico da cadeia.

  • c

    não teve sua população afetada, pois o efeito da lama tóxica se deu sobre o primeiro nível trófico da cadeia e não sobre o segundo.

  • d

    não teve sua população afetada, pois a lama tóxica não teve efeito direto sobre ele, mas sim sobre um nível trófico inferior. 

  • e

    teve sua população aumentada como consequência direta do aumento da biomassa no segundo nível trófico da cadeia.

A eliminação quase que total do primeiro nível trófico, representado pelo capim, promovida pelo vazamento da lama tóxica, teria como conseqüência direta a redução da população de gafanhotos, que se alimentam desse capim, e indiretamente reduziria a população de passarinhos, consumidores secundários que se alimentam dos gafanhotos.