Em uma fábrica, um técnico deve medir a velocidade angular de uma polia girando. Ele apaga as luzes do ambiente e ilumina a peça somente com a luz de uma lâmpada estroboscópica, cuja frequência pode ser continuamente variada e precisamente conhecida. A polia tem uma mancha branca na lateral. Ele observa que, quando a frequência de flashes é 9 Hz, a mancha na polia parece estar parada. Então aumenta vagarosamente a frequência do piscar da lâmpada e só quando esta atinge 12 Hz é que, novamente, a mancha na polia parece estar parada. Com base nessas observações, ele determina que a velocidade angular da polia, em rpm, é
Quando a frequência do flash é 9 Hz, a polia executa n voltas a cada disparo do flash. Como essa frequência corresponde a um intervalo de tempo de :
A mancha volta a ficar parada (admitindo na mesma posição) quando a frequência do flash é 12 Hz. Nessa situação, a polia realiza (n-1) voltas, a cada disparo do flash. Como a frequência de 12 Hz corresponde a um intervalo de tempo de :
Dessa forma:
Assim, o período da polia é definido por:
Já a velocidade angular é dada por: