Episódios recentes de erupções vulcânicas têm trazido consequências trágicas para a sociedade e para o meio ambiente. Ativo desde 1983, o Vulcão Kilauea apresentou, em 2018, a sua maior erupção já registrada. Quase ao mesmo tempo, foi a vez do Vulcão Fuego da Guatemala mostrar sua força. No Kilauea não houve explosões, ao contrário do que ocorreu no Fuego. Os especialistas afirmam que a ocorrência de uma erupção explosiva depende da concentração e do tipo de gases dissolvidos no magma, como SO2, HF e HCl, além de vapor de água e CO2 aprisionados. A figura a seguir dá informações sobre a relação entre quantidades (em mol) de SO2, HF e HCl no magma de três vulcões distintos.

De acordo com a figura, em relação às quantidades de gases dissolvidos no magma, é correto afirmar que as concentrações de SO2 são maiores que as de HF e de HCl

  • a

    nos três vulcões e, neles, HF e HCl são aproximadamente iguais. 

  • b

    em apenas dois vulcões e, neles, HF e HCl são aproximadamente iguais. 

  • c

    nos três vulcões, mas em apenas dois deles HF e HCl são aproximadamente iguais. 

  • d

    em apenas dois vulcões, mas nos três vulcões HF e HCl são aproximadamente iguais

Analisando o gráfico apresentado, tem-se:

 

Assim, é correto afirmar que as concentrações de começar estilo tamanho matemático 14px SO com 2 subscrito fim do estilo são maiores que as de HF e HCl nos três vulcões, mas em apenas dois deles (Erta Ale e Kilauea) são aproximadamente iguais.