De tempos em tempos, o mundo se choca com notícias sobre o uso de armas químicas em conflitos. O sarin é um composto organofosforado líquido, insípido, incolor e inodoro, altamente volátil, que se transforma em gás quando exposto ao ar, sendo um dos principais alvos dessas notícias. Em 1955, um projeto confidencial do exército americano estudou a eficiência de hipoclorito na eliminação de sarin em ambientes contaminados. A tabela a seguir mostra alguns resultados obtidos nesse estudo.

Sendo t1/2 o tempo para a concentração do sarin cair à metade, de acordo com a tabela a reação é mais rápida em

  • a

    maiores concentrações de hipoclorito, mas não há elementos suficientes para analisar a influência da acidez do meio reacional. 

  • b

    menores concentrações de hipoclorito, mas não há elementos suficientes para analisar a influência da acidez do meio reacional. 

  • c

    meios mais ácidos, mas não há elementos suficientes para analisar a influência da concentração do hipoclorito. 

  • d

    meios menos ácidos, mas não há elementos suficientes para analisar a influência da concentração do hipoclorito.

Adotando pH como referência, tem-se:

começar estilo tamanho matemático 14px vezes fim do estilo Para pH menor que 7: as concentrações são iguais, mas em pH menos ácido (pH = 6) a reação é mais rápida (menor começar estilo tamanho matemático 14px reto t com 1 com dividido por 2 subscrito fim do subscrito subscrito fim do subscrito fim do estilo).

começar estilo tamanho matemático 14px vezes fim do estilo Para pH maior que 7: as concentrações são iguais, mas no pH mais básico (menos ácido), a reação é mais rápida.

Sendo assim, as reações são mais rápidas em meios menos ácidos, mas não há elementos suficientes para analisar a influência da concentração do hipoclorito.