Em determinado experimento, o desenvolvimento de uma planta em um vaso em repouso em relação à Terra é acompanhado a partir da situação inicial representada na figura.
Na região do experimento, o campo gravitacional terrestre é constante e pode ser representado por linhas paralelas orientadas para o centro da Terra.
Sabendo que as raízes dessa planta apresentam geotropismo positivo, que seu caule apresenta geotropismo negativo e considerando apenas a influência do campo gravitacional no crescimento dessa planta, a posição relativa de suas raízes e de seu caule em relação ao campo gravitacional, após algumas semanas de observação, está corretamente representada em:
Chamamos de geotropismo quando o crescimento da planta ocorre na mesma direção do campo gravitacional.
Se o crescimento for no mesmo sentido do campo gravitacional, dizemos que o geotropismo é positivo, e se for no sentido oposto é negativo.
Dessa forma, se as raízes apresentam geotropismo positivo e o caule negativo, e considerando o campo gravitacional representando no enunciado, a posição relativa do caule e das raízes é mais bem representada na figura da alternativa "C".