Leia o excerto e analise as três afirmações a seguir.

Todas as moléculas de uma parcela de ar contribuem para a pressão atmosférica. Como o vapor d’água é um gás, ele também contribui com um valor de pressão parcial, conhecido como pressão de vapor (e), aumentando ou diminuindo a pressão atmosférica. Quando a pressão de vapor (e) atinge seu valor máximo possível para uma determinada temperatura do ar, diz-se que o ar está saturado de umidade ou, em outras palavras, que o ar está cheio de vapor. Tem-se, portanto, a pressão de vapor de saturação (es). A umidade relativa é a razão entre a pressão de vapor (e) e a pressão de vapor de saturação (es).

(Ercília T. Steinke. Climatologia fácil, 2012. Adaptado.)

I. A temperatura caracteriza uma variável para determinarmos a pressão de vapor de saturação.

II. Os valores relativos à umidade do ar expressam a real quantidade de vapor d’água existente no ar, em milímetros.

III. Quanto maior a umidade relativa do ar, maiores são as chances de chuva, pois a atmosfera está próxima do ponto de saturação.

Está correto o que se afirma em 

  • a

    I e II, apenas. 

  • b

    I e III, apenas. 

  • c

    I, II e III. 

  • d

    III, apenas. 

  • e

    II e III, apenas.

Alisando as afirmativas apresentadas tem-se

I. Correta. A pressão de vapor do solvente depende da temperatura.

II. Incorreta. Os valores relativos à umidade do ar correspondem à razão entre a pressão de vapor e a pressão de vapor de saturação.

III. Correta. Quanto maior a umidade relativa do ar, maiores são as chances de chuva, pois a atmosfera estará mais próxima do ponto de saturação.