Os guindastes são fundamentais em canteiros de obras, no manejo de materiais pesados como vigas de aço. A figura ilustra uma seqüência de estágios em que um guindaste iça uma viga de aço que se encontra inicialmente no solo.

Na figura, o ponto O representa a projeção ortogonal do cabo de aço sobre o plano do chão e este se mantém na vertical durante todo o movimento de içamento da viga, que se inicia no tempo t = 0 (estágio 1 ) e finaliza no tempo = (estágio 3). Uma das extremidades da viga é içada verticalmente a partir do ponto O, enquanto que a outra extremidade desliza sobre o solo em direção ao ponto O. Considere que o cabo de aço utilizado pelo guindaste para içar a viga fique sempre na posição vertical. Na figura, o ponto M representa o ponto médio do segmento que representa a viga.

O gráfico que descreve a distância do ponto M ao ponto O, em função do tempo, entre t = 0 e tf, é

  • a

    .

  • b

  • c

  • d

  • e

Sendo L o comprimento da viga, tem-se que, tanto no início (T=0) quanto no fim (TF) do içamento, a distância do ponto M do ponto 0 é começar estilo tamanho matemático 14px reto L sobre 2 fim do estilo.

Em um instante T tal que 0 < T < TF, tem-se a seguinte figura, em que D representa a distância do ponto M ao ponto 0:

Como o triângulo retângulo é inscritível em uma semicircunferência de centro em M, tem-se que D e  começar estilo tamanho matemático 14px reto L sobre 2 fim do estilo representam a medida do seu raio, ou seja,

 D= começar estilo tamanho matemático 14px reto L sobre 2 fim do estilo.

Assim, durante todos os instantes do içamento, a distância do ponto M ao ponto 0 é constante, o que é retratado na alternativa A