A inclinação de uma rampa é calculada da seguinte maneira: para cada metro medido na horizontal, mede-se x centímetros na vertical. Diz-se, nesse caso, que a rampa tem inclinação de x%, como no exemplo da figura:

A figura apresenta um projeto de uma rampa de acesso a uma garagem residencial cuja base, situada 2 metros abaixo do nível da rua, tem 8 metros de comprimento.

Depois de projetada a rampa, o responsável pela obra foi informado de que as normas técnicas do município onde ela está localizada exigem que a inclinação máxima de uma rampa de acesso a uma garagem residencial seja de 20%.

Se a rampa projetada tiver inclinação superior a 20%, o nível da garagem deverá ser alterado para diminuir o percentual de inclinação, mantendo o comprimento da base da rampa.

Para atender às normas técnicas do município, o nível da garagem deverá ser

  • a

    elevado em 40cm.

  • b

    elevado em 50 cm. 

  • c

    mantido no mesmo nível. 

  • d

    rebaixado em 40 cm. 

  • e

    rebaixado em 50 cm.

Sendo d o desnível máximo que atende às normas técnicas do município, tem-se:
começar estilo tamanho matemático 14px reto d sobre 8 igual a espaço 0 vírgula 20 espaço espaço espaço espaço espaço espaço espaço espaço espaço espaço então espaço reto d espaço igual a espaço 1 vírgula 6 espaço reto m fim do estilo
Como o nível da rua é de 2 m e o desnível é 1,6 m, o nível da garagem deverá ser elevado em 40 cm.