Visando a melhoria estética de um veículo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de seu automóvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um diâmetro maior do conjunto roda e pneu.

Duas consequências provocadas por essa troca de aro são:

  • a

    Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

  • b

    Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

  • c

    Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

  • d

    Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

  • e

    Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

A troca do conjunto roda e pneu original por outro, de diâmetro total maior, provoca duas consequências:

  • Eleva a posição do centro de massa do veículo, tornando-o mais instável. Isso ocorre porque o momento de tombamento originado por forças horizontais, como a componente centrípeta do atrito, aumenta.
  • Aumenta a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro. Isso ocorre porque o velocímetro mede a velocidade do automóvel com base na velocidade angular do eixo das rodas motrizes, que é invariável em ambas as situações. Desse modo, ao aumentar-se o raio do conjunto roda e pneu, a velocidade real do automóvel aumenta na mesma proporção.