Usando um densímetro cuja menor divisão da escala, isto é, a diferença entre duas marcações consecutivas, é de 5,0 x 10-2 g cm-3, um estudante realizou um teste de densidade: colocou este instrumento na água pura e observou que ele atingiu o repouso na posição mostrada.

Em dois outros recipientes A e B contendo 2 litros de água pura, em cada um, ele adicionou 100 g e 200 g de NaCI, respectivamente.

Quando o cloreto de sódio é adicionado à água pura ocorre sua dissociação formando os ions Na+ e Cl- Considere que esses íons ocupam os espaços intermoleculares na solução.

Nestes recipientes, a posição de equilíbrio do densímetro está representada em:

  • a

  • b

  • c

  • d

  • e

Como os íons ocupam os espaços intermoleculares, a massa da solução aumenta sem que haja variação do volume, logo, a densidade da solução aumenta. Dessa forma, o densímetro deve subir.
Considerando a densidade da água igual a começar estilo tamanho matemático 14px 1 espaço reto g dividido por cm ao cubo fim do estilo:

 começar estilo tamanho matemático 14px dA espaço igual a espaço numerador 100 espaço reto g espaço mais espaço 2000 espaço reto g sobre denominador 2000 espaço cm ao cubo fim da fração igual a espaço 1 vírgula 05 espaço reto g dividido por cm ao cubo  dB espaço igual a espaço numerador 200 espaço reto g espaço mais espaço 2000 espaço reto g sobre denominador 2000 espaço cm ao cubo fim da fração igual a 1 vírgula 1 espaço reto g dividido por cm ao cubo fim do estilo

Como a diferença de densidade é igual a começar estilo tamanho matemático 14px 0 vírgula 05 espaço reto g dividido por cm ao cubo fim do estilo, o densímetro colocado na solução B deve estar uma marcação acima do A.