Fertilizantes são empregados na agricultura para melhorar a produtividade agrícola e atender à demanda crescente por alimentos, decorrente do aumento populacional. Porém, o uso de fertilizantes leva a alterações nas características do solo, que passa a necessitar de correções constantes. No Brasil, o nitrogênio é adicionado ao solo principalmente na forma de ureia, (NH2)2CO, um fertilizante sólido que, em condições ambiente, apresenta um cheiro muito forte, semelhante ao da urina humana. No solo, a ureia se dissolve e reage com a água conforme a equação
(NH2)2CO(s) + 2H2O(aq) → 2NH4+(aq) + CO32-(aq)
Parte do nitrogênio, na forma de íon amônio, se transforma em amônia, conforme a equação
NH4+(aq) + H2O(aq) → NH3(aq) + H3O+(aq).
Parte do nitrogênio permanece no solo, sendo absorvido através do ciclo do nitrogênio.
a) Na primeira semana após adubação, o solo, nas proximidades dos grânulos de ureia, torna-se mais básico. Considerando que isso se deve essencialmente à solubilização inicial da ureia e à sua reação com a água, explique como as características dos produtos formados explicam esse resultado.
b) Na aplicação da ureia como fertilizante, ocorrem muitos processos que levam à perda e ao não aproveitamento do nitrogênio pelas plantas. Considerando as informações dadas, explique a influência da acidez do solo e da temperatura ambiente na perda do nitrogênio na fertilização por ureia.
a) Para que o solo se torne básico, deve haver a hidrólise do ânion carbonato. Essa hidrólise pode ser representada pela equação:
b) O nitrogênio é absorvido pelas plantas na forma de NH4+. O aumento da acidez desloca o equilíbrio para a esquerda, favorecendo a absorção. Já o aumento da temperatura favorece a liberação de NH3 (g) e consequentemente uma menor concentração de NH4+ (aq) para ser absorvido.