Apesar de ser um combustível alternativo em relação aos combustíveis fósseis, o gás hidrogênio apresenta alguns problemas em seu uso direto. Uma alternativa é produzir o gás hidrogênio por eletrólise da água, para depois utilizá-lo na síntese do ácido fórmico, a partir da hidrogenação catalítica de gás carbônico. A possibilidade de utilizar o ácido fórmico como combustível tem feito crescer a demanda mundial por esse produto. A figura abaixo ilustra como seria o ciclo de produção e consumo do ácido fórmico, conforme indica o texto.

a) Considerando as informações do texto e a figura ao lado, cite duas vantagens em se adotar a alternativa descrita.

b) A reação de síntese do ácido fórmico a partir da hidrogenação catalítica de gás carbônico, em fase gasosa, apresenta um valor muito pequeno de constante de equilíbrio. Visando a aumentar o seu rendimento, imagine que sejam promovidos, separadamente, um aumento do volume e um aumento da temperatura da mistura reacional em equilíbrio. Preencha a tabela abaixo de modo a informar o que ocorre com a quantidade de ácido fórmico. Use as palavras aumenta ou diminui e justifique cada escolha no espaço correspondente.

Na temperatura da síntese, considere que as entalpias de formação do gás carbônico, do ácido fórmico e do hidrogênio são (em kJ∙mol-1) -394, -363 e 0, respectivamente.

a) Baseando-se no enunciado e na figura, as duas vantagens em adotar esse processo seriam o uso de fontes não poluentes (eletricidade obtida a partir da energia eólica e solar) para a eletrólise da água; além disso, o CO2 produzido na combustão é usado no processo de hidrogenação catalítica do ácido fórmico, não acarretando um aumento de CO2 atmosférico.

b) Reação de síntese do ácido fórmico (HCOOH).

«math style=¨font-family:Tahoma¨ xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«mtable»«mtr»«mtd»«msub»«mi»CO«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»(«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»g«/mi»«mo»)«/mo»«/mtd»«mtd»«mo»+«/mo»«/mtd»«mtd»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»H«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»(«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»g«/mi»«mo»)«/mo»«/mtd»«mtd»«mover»«mo»§#x21C4;«/mo»«mrow/»«/mover»«/mtd»«mtd»«mi»HCOOH«/mi»«/mtd»«/mtr»«mtr»«mtd»«mo»(«/mo»«mo»-«/mo»«mn»394«/mn»«mo»§#xA0;«/mo»«mi»kJ«/mi»«mo»)«/mo»«/mtd»«mtd/»«mtd»«mo»(«/mo»«mn»0«/mn»«mo»)«/mo»«/mtd»«mtd/»«mtd»«mo»(«/mo»«mo»-«/mo»«mn»363«/mn»«mo»§#xA0;«/mo»«mi»kJ«/mi»«mo»)«/mo»«/mtd»«/mtr»«/mtable»«/mstyle»«/math»

«math style=¨font-family:Tahoma¨ xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«mtable columnalign=¨center center left¨»«mtr»«mtd»«mo»§#x2206;«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»H«/mi»«/mtd»«mtd»«mo»=«/mo»«/mtd»«mtd»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»H«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»p«/mi»«/msub»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»-«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»H«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»r«/mi»«/msub»«/mtd»«/mtr»«mtr»«mtd»«mo»§#x2206;«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»H«/mi»«/mtd»«mtd»«mo»=«/mo»«/mtd»«mtd»«mo»(«/mo»«mo»-«/mo»«mn»363«/mn»«mo»)«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»-«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»(«/mo»«mo»-«/mo»«mn»394«/mn»«mo»)«/mo»«/mtd»«/mtr»«mtr»«mtd»«mo»§#x2206;«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»H«/mi»«/mtd»«mtd»«mo»=«/mo»«/mtd»«mtd»«mo»+«/mo»«mn»31«/mn»«mo»§#xA0;«/mo»«mi»kJ«/mi»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»(«/mo»«mi»Rea§#xE7;§#xE3;o«/mi»«mo»§#xA0;«/mo»«mi»endot§#xE9;rmica«/mi»«mo»)«/mo»«/mtd»«/mtr»«/mtable»«/mstyle»«/math»

  Aumento de volume Aumento da temperatura

Quantidade de 
ácido fórmico

Diminui Aumenta
Justificativa O aumento do volume faz com
que a pressão do sistema diminua.
Assim, o equilíbrio se desloca para
o lado com maior número de mols
de componentes gasosos
(formação de CO2 e H2).
Como a reação é endotérmica
(ΔH = +31 kJ), o equilíbrio é
deslocado para a direita
(formação de HCOOH).