Em 2016, conforme registros do INPE, cerca de 60.000 focos de incêndios de pequenas e grandes proporções atingiram o bioma Cerrado. Embora as queimadas resultem, em sua maior parte, da ação humana, elas também ocorrem como um evento natural, comum e integrado a esse bioma.

a) Aponte um fator que revela a importância das queimadas como evento natural nas áreas de Cerrado e explique sua sazonalidade.

b) Qual é o principal processo que impulsiona atualmente a reorganização regional no bioma Cerrado e qual é o tipo de produção econômica que prevalece nessa área? 

a) A ocorrência de queimadas naturais no bioma Cerrado é um importante processo que garante o equilíbrio e a manutenção de sua biodiversidade por evitar o adensamento excessivo de espécies arbóreas, o que dificulta o surgimento de áreas abertas e propícias ao desenvolvimento de arbustos, gramíneas e herbáceas.
O período em que se concentram os focos de incêndio nesse bioma equivale ao inverno e ao início da primavera, quando ocorre a expansão da massa tropical continental (mTc), massa quente e seca que atua no Brasil central e contribui para menores índices de umidade do ar e de pluviosidade.


b) O bioma Cerrado vem sendo intensamente modificado pela expansão do agronegócio, com destaque para agropecuária ligada à produção de soja, milho e algodão, assim como à pecuária bovina.