A concentração da energia solar só acontece com a irradiação solar direta. Locais com uma disponibilidade de irradiação solar anual acima de 2000 kWh/mano e baixa nebulosidade apresentam potencial para a geração heliotérmica (geração de energia elétrica a partir do aproveitamento térmico da energia solar). 

Considerando o mapa, responda: 

a) Qual é a região brasileira com maior potencial heliotérmico para absorção de energia solar? Explique o potencial heliotérmico da região Amazônica. 

b) Cite duas vantagens da geração heliotérmica de eletricidade e explique uma dessas vantagens em comparação com outras fontes de energia utilizadas para esse fim. 

a) A região brasileira com maior potencial heliotérmico, portanto de energia solar, é o Nordeste. Isso acontece por essa região do país ser a que apresenta maior extensão de áreas com baixa presença de nuvens e elevados níveis de radiação solar. O potencial heliotérmico da Amazônia é menor do que o das demais regiões brasileiras. Isso acontece como resultado das condições climáticas dessa região, marcada por intensa nebulosidade.
b) Entre as vantagens da geração heliotérmica em comparação com outras fontes de energia utilizadas para esse fim, destaca-se o fato de ela ser uma fonte renovável e limpa (assim denominada por não ser emissora de poluentes e de gases do Efeito Estufa).