Integrante da poderosa família dos Habsburgos, José II foi coroado imperador da Áustria em 1765, um dos mais vigorosos centros da cultura europeia no século XVIII.

a) A partir de elementos representados na pintura, aponte e explique duas características das sociedades europeias no período.

b) Explique por que José II é considerado um déspota esclarecido.

a) A pintura de Martin van Meytens representa uma série de objetos como lustres, cortinas e louças para o banquete em que se identificam a riqueza e o luxo desfrutado, quase que exclusivamente, pela elite (política e religiosa) dirigente.
Além disso, a disposição das pessoas – rei e rainha ao centro, seguidos pelos representantes do clero, e dos demais membros da corte – reflete uma estrutura de cerimonial e etiqueta típica, que serviam para distinguir esse grupo dos demais reinóis. 

b) José II pode ser considerado um déspota esclarecido por ter adotado uma série de medidas racionais de forma a buscar maior eficiência na administração do Estado Austríaco.
Dentre essas medidas, pode-se apontar o estímulo às manufaturas, a abolição da servidão e da tortura, o estabelecimento do ensino primário obrigatório, a submissão do clero à autoridade do Estado e a liberdade de culto.