Com base nos dados fornecidos pela tabela,
a) explique as razões da distribuição geográfica desigual da população indígena no hemisfério americano no momento do contato europeu;
b) compare as unidades políticas indígenas do México com as dos Andes, citando ao menos um padrão comum e uma divergência entre elas.
a) Entre os povos indígenas na América, havia nômades, seminômades e sedentários. Nas regiões habitadas por nômades e seminômades, casos, por exemplo, da América do Norte e Central, prevalecia uma dispersão demográfica com menor adensamento populacional. Nas áreas marcadas por povos sedentários e com estruturas burocráticas organizadas, notadamente as dos Andes e do México, ocorria uma destacada concentração populacional.
b) Tanto mexicas, também chamados de astecas, quanto incas tinham na figura do imperador uma importante referência política, e seu poder era justificado pela religiosidade. No entanto, os povos mexicas formavam uma confederação com um significativo grau de autonomia. Já entre os incas prevalecia uma forte centralização em torno do imperador e da estrutura burocrática que gravitava seu poder.