O fogo é uma reação em cadeia que libera calor e luz. Três de seus componentes fundamentais são combustível, comburente (geralmente o O2 atmosférico), que são os reagentes, e calor, que faz os reagentes alcançarem a energia de ativação necessária para a ocorrência da reação. Retirando-se um desses três componentes, o fogo é extinto.
Para combater princípios de incêndio em ambientes domésticos e comerciais, são utilizados extintores de incêndio, equipamentos que contêm agentes extintores, isto é, substâncias ou misturas pressurizadas que retiram pelo menos um dos componentes fundamentais do fogo, extinguindo-o.
Três dos agentes extintores mais comuns são água, bicarbonato de sódio e dióxido de carbono.
a) Em qual dos três componentes do fogo (combustível, comburente ou calor) agem, respectivamente, a água pressurizada e o dióxido de carbono pressurizado, de forma a extingui-lo? Justifique.
b) A descarga inadvertida do extintor contendo dióxido de carbono pressurizado em um ambiente pequeno e confinado constitui um risco à saúde das pessoas que estejam nesse ambiente. Explique o motivo.
c) O agente extintor bicarbonato de sódio (NaHCO3) sofre, nas temperaturas do fogo, decomposição térmica total formando um gás. Escreva a equação química balanceada que representa essa reação.
a) A água age sobre o calor, absorvendo-o do fogo. Já o gás carbônico tem a função de diminuir a concentração do comburente O2 na região próxima da chama.
b) Ao utilizar o extintor contendo gás carbônico em ambiente pequeno e confinado, ocorre diminuição da pressão parcial do O2, gás necessário para respiração, o que oferece risco à saúde das pessoas desse local.
c)