A organização do espaço nas cidades promove modificações na superfície e na atmosfera, afetando as condições de funcionamento dos componentes do sistema climático, conforme ilustram as figuras 1 e 2.
a) Identifique o fenômeno representado na figura 1 e explique a sua formação com base na análise das informações da figura 2.
b) Indique duas estratégias de mitigação das anomalias microclimáticas associadas aos centros urbanos.
a) A figura 1 representa o fenômeno climático urbano denominado de Ilhas De Calor. Este ocorre devido às alterações das características originais da cobertura de superfície das áreas urbanas e consequentemente do albedo da mesma, provocando a elevação das temperaturas locais. Entre os fatores responsáveis por essa alteração podem-se destacar a diminuição das áreas verdes por asfalto e concreto; o predomínio de cores escuras nas construções urbanas; o aumento da carga de poluição e a diminuição de superfícies cobertas por água.
b) Entre as ações mitigatórias para a diminuição da consequência deste fenômeno (aumento da temperatura nas áreas urbanas), podem-se destacar: o aumento de áreas com cobertura vegetal; a substituição de asfaltos por elementos menos impactantes na alteração do albedo; o aumento de áreas superficiais cobertas por águas - Ex: espelhos d'água; substituição de cores escuras por cores mais claras; entre outras ações.