Examine a tabela.
a) Qual era o produto que, no período 1841/50, representava o maior percentual sobre o valor do conjunto das exportações brasileiras? Esboce, no plano cartesiano inserido no campo de Resolução e Resposta, um gráfico que demonstre o comportamento da exportação desta mercadoria durante todo o período compreendido pela tabela (1821/80).
b) Qual foi a mercadoria que sofreu maior oscilação percentual sobre o valor do conjunto das exportações brasileiras na passagem do período 1851/60 para o período 1861/70? Aponte o principal motivo dessa oscilação.
a) O café foi o produto que representou o maior percentual sobre o valor do conjunto das exportações nacionais para o período 1841/50.
b) A mercadoria que sofreu maior oscilação percentual sobre o valor do conjunto das exportações brasileiras no período em questão foi o algodão, oscilando de 6,2% para 18,3% sobre o total dos produtos vendidos pelo Brasil.
A principal justificativa para esse fato foi a Guerra de Secessão norte-americana (1861-1865), que acarretou dificuldades de produção e comercialização do algodão dos Estados Unidos. Nesse cenário, produtores brasileiros aproveitaram a demanda internacional, relacionada à expansão industrial, para ampliarem a produção e a exportação do produto.