No dia 31 de Outubro de 1517, o monge e doutor em teologia Martinho Lutero publicou em Wittemberg as suas 95 teses sobre questões a serem debatidas com outros teólogos católicos. Entre as posições defendidas, e que acabaram por levar ao rompimento de Lutero com a Igreja Católica, estavam 

  • a

    a afirmação de que todo cristão batizado poderia ser o seu próprio sacerdote, o questionamento do dogma da infalibilidade papal e o princípio da salvação pela fé. 

  • b

    o reconhecimento apenas do batismo, da eucaristia, do casamento e da extrema unção como sacramentos cristãos válidos. 

  • c

    a reafirmação do culto aos santos locais e da Virgem, e a validação do casamento de qualquer membro da Igreja. 

  • d

    o uso da Inquisição e do Index como instrumentos de combate aos desvios doutrinais e o reconhecimento da infalibilidade papal na orientação teológica da cristandade. 

A afirmativa apresenta as posições centrais da teologia protestante luterana: o princípio da salvação pela fé, e consequente negação do dogma da salvação através de boas obras, que legitimava a troca de indulgências por doações dos fieis; o sacerdócio universal, segundo o qual caberia a cada fiel a leitura e interpretação das sagradas escrituras, antes exclusivas aos membros do clero e o questionamento da infalibilidade e, portanto, autoridade do papa nas questões da fé.