"O véu já foi rasgado, já vimos a luz, e querem nos devolver às trevas: romperam-se os grilhões, já fomos livres, e nossos inimigos pretendem novamente nos escravizar [...]

Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riqueza do que por sua liberdade e glória. [...] 

O texto é parte da Carta da Jamaica, escrita por Bolívar em 1815. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o contexto no qual foi escrita e as ideias que a inspiraram: 

  • a

    Aproveitando a conjuntura europeia transformada pelo Bloqueio Continental e pela derrota da Espanha frente aos ingleses, Bolívar e outros líderes latino-americanos reuniram-se na atual Colômbia e dirigiram exércitos inspirados pelas ideias nativistas e indigenistas contra as tropas espanholas. 

  • b

    Motivados pela expansão napoleônica, os "Libertadores da América* aproveitaram o enfraquecimento dos laços coloniais com a Espanha, governada por José Bonaparte, e o fortalecimento da Inglaterra, para realizar guerras de independência inspiradas por ideias liberais e socialistas. 

  • c

    Com a derrota de Napoleão e a volta de Fernando VII ao poder, a Espanha desenvolveu forte ofensiva militar contra as forças independentistas hispano-americanas. Movido por ideais iluministas e unitaristas, Bolívar liderou o vitorioso movimento de independência de regiões correspondentes hoje à Colômbia, Venezuela e Bolívia. 

  • d

    Reafirmando a independência da Colômbia e da Bolívia, conquistadas em 1810, e questionadas pelo Congresso de Viena depois da derrota de Napoleão, Bolívar liderou novamente exércitos compostos por criollos e indígenas para libertar a Venezuela, orientado por ideais nacionalistas e iluministas. 

A Carta da Jamaica de 1815 foi escrita quando o grande líder das lutas de independência na América espanhola, Simón Bolívar, encontrava-se exilado na ilha de possessão inglesa. Neste momento a Espanha, libertada do jugo napoleônico, voltava suas forças contra os independentistas hispano-americanos na tentativa de conter as lutas de libertação.

A carta apresenta forte influência dos ideais iluministas de liberdade política, republicanismo, autodeterminação dos povos, bem como a defesa da unidade hispano-americana ou pan-americanismo. Para Bolívar, além de livre e gloriosa, a América deveria servir de berço para a "maior nação do mundo". Uma espécie de grande federação hispano-americana acima das diferenças e interesses regionais.