O Brasil possui um território extenso, com 92% pertencentes à zona intertropical. As massas de ar que atuam em território brasileiro possuem influências oceânicas e continentais. Sobre as características dessas massas de ar, é correto afirmar:

  • a

    W representa a Massa Equatorial Atlântica de ar quente e úmido, responsável pela grande umidade na Amazônia. 

  • b

    Y indica a Massa Polar Atlântica, que se desloca a partir do sul em direção ao norte do território brasileiro e tem como característica a presença de ar frio, podendo atingir a região Centro-Oeste no inverno. 

  • c

    Z indica a Massa Tropical Continental, que tem como característica a presença de ar quente e úmido, ocasionando alagamentos no Centro-Oeste no inverno. 

  • d

    X indica a Massa Equatorial Continental de ar quente e seco, que atua no nordeste do litoral brasileiro. 

  • e

    V representa a Massa Temperada Atlântica de ar frio e seco, que atua no sul do litoral brasileiro.

O mapa mostra a área de atuação das massas de ar no Brasil, sendo a demarcada como a Massa Polar Atlântica. Trata-se de uma massa de ar fria, que atinge o Brasil principalmente durante os meses de inverno, e sua atuação resulta na redução das temperaturas médias das regiões atingidas  e a formação de chuvas frontais.

A massa indicada pela letra corresponde à Massa Equatorial Continental. A letra indica a Massa Equatorial Atlântica. A letra corresponde à massa tropical continental e a aponta a Massa Tropical Atlântica.