Países europeus, como França e Alemanha, têm valorizado, principalmente nas duas últimas décadas, o estabelecimento da menor distância possível entre as áreas de produção agrícola e de consumo, o que se denomina circuito curto. Na França, o circuito curto é reconhecido por integrar, no máximo, um intermediário entre o produtor e o consumidor, quando não se trata de venda direta. No Brasil, ainda que não haja uma definição oficial, o circuito curto é identificado pela proximidade entre produtor e consumidor.
Moacir R. Darolt et al. A diversidade dos circuitos curtos de alimentos
ecológicos: ensinamentos do caso brasileiro e francês.
Agriculturas, v.10, n.2. Adaptado
Considere a definição apresentada e analise as três afirmações:
I. A proximidade entre área de produção agrícola e de consumo pode contribuir para a redução da emissão de CO2.
II. O objetivo fundamental do circuito curto é a ampliação da lucratividade das grandes indústrias alimentícias, com ganhos advindos da redução dos custos de transporte.
III. Com o circuito curto, são geradas novas relações sociais, pelas quais se pode atingir o preço justo das mercadorias, tanto para o consumidor como para o produtor.
Está correto apenas o que se afirma em
Atualmente nota-se a expansão de um movimento mundial pela valorização da produção e do consumo de alimentos mais saudáveis e ambientalmente sustentáveis. Esse tipo de alimento é produzido, geralmente, por pequenos produtores, em um ambiente sustentável em termos sociais, ambientais e econômicos. Um dos reflexos desse novo tipo de relação é a aproximação entre consumidores e produtores, o que gera um menor gasto de combustível. Outro ponto positivo é um comércio com preço mais justo, diferente do praticado pela maioria das grandes indústrias alimentícias.