O hormônio melatonina é responsável pela sensação de sonolência. Em nosso organismo, a concentração de melatonina começa a aumentar ao anoitecer, atinge o máximo no meio da noite e decresce com a luz do dia. A melatonina é sintetizada a partir do aminoácido triptofano, em quatro etapas catalisadas por diferentes enzimas, sendo que a enzima 3 é degradada em presença de luz.
Considere as seguintes afirmações a respeito desse processo:
I. Na etapa 2, há perda de dióxido de carbono e, na etapa 3, a serotonina é transformada em uma amida.
II. A manipulação de objetos que emitem luz, como celulares e tablets, pode interromper ou tornar muito lento o processo de transformação da serotonina em N-acetil-serotonina.
III. O aumento da concentração de triptofano na corrente sanguínea pode fazer com que a pessoa adormeça mais lentamente ao anoitecer.
É correto o que se afirma em
I. Verdadeiro
Na etapa 2 ocorre a descarboxilação do composto orgânico, com produção de CO2
Na etapa 3, o grupo amino do composto orgânico é transformado em amida
II. Verdadeiro
De acordo com o texto, a luz degrada a enzima 3, que acelera a transformação da serotonina em N-acetil-serotonina. Sem a formação de N-acetil-serotonina não ocorre a formação de melatonina e, portanto, não ocorre a indução de sonolência.
III. Falso
O aumento de concentração de triptofano resulta em maior concentração de melatonina, o que aumenta a sensação de sonolência.