O climograma acima refere-se a uma região 

  • a

    subtropical, onde as temperaturas mais altas estão concentradas no verão e as precipitações estão concentradas no outono. 

  • b

    polar, onde as temperaturas mais baixas estão concentradas no inverno e as precipitações estão bem distribuídas ao longo do ano. 

  • c

    tropical, onde as altas temperaturas estão bem distribuídas ao longo de todo o ano e as precipitações estão concentradas no verão. 

  • d

    temperada, onde as temperaturas médias mantêm-se ao longo de todo o ano e as precipitações estão concentradas no inverno.

O climograma refere-se a uma região sob a influência do clima tropical, com elevadas temperaturas o ano todo e pequena amplitude térmica ao longo desse período. Em relação ao regime pluviométrico, observa-se uma alternância entre intensos períodos chuvosos, concentrados no verão austral e relativa estiagem entre as estações outono/inverno.

Vale lembrar: a falta de chuvas e as elevadas temperaturas deixam a vegetação seca, potencializando queimadas, degradando o ambiente natural de forma praticamente irreversível, principalmente no Brasil Central, espaço geográfico dotado de diversos parques nacionais.