Santa Catarina exemplifica um fenômeno nacional: a criação de Regiões Metropolitanas (RMs). Considerando a aplicação desse instrumento de planejamento territorial no Estado em questão, assinale a alternativa correta. 

  • a

    Está em curso a formação de uma cidade-região no Estado, impulsionando profundas transformações na rede urbana, o que justificou a criação das onze RMs para viabilizar o planejamento e a gestão territorial. 

  • b

    O real processo de metropolização em Santa Catarina, dinamizado nas últimas décadas, não abrange a totalidade do Estado, permitindo concluir que a criação das onze RMs obedeceu a critérios mais políticos do que técnicos. 

  • c

    O adensamento populacional, com a formação de grandes cidades conurbadas em todas as regiões do Estado, levou ao diagnóstico de que há um processo generalizado de metropolização e justificou a criação das onze RMs. 

  • d

    Em função de intensa urbanização regional foi criada a RM de Florianópolis nos anos 1970; já as demais RMs somente se justificaram a partir das mudanças demográficas e econômicas da década passada.

A rede urbana de Santa Catarina é marcada pela dispersão, o que dificulta a inserção de muitas de suas cidades nas regiões metropolitanas. Isso indica que a inserção de várias cidades desse Estado em regiões metropolitanas foi realizada levando em conta critérios muito mais políticos, por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, do que propriamente técnicos (polarização e conurbação).