Em meados da década de 1970, as condições externas que haviam sustentado o sucesso económico do regime militar sofreram alterações profundas.

(Tania Regina de Luca. Indústria e trabalho na história do Brasil, 2001.) 

As condições externas que embasaram o sucesso econOmico do regime militar e as alterações que sofreram em meados da década de 1970 podem ser exemplificadas, respectivamente, 

  • a

    pelos investimentos oriundos dos países do Leste europeu e pelo aumento gradual dos preços em dólar das mercadorias importadas. 

  • b

    pela ampla disponibilidade de capitais para empréstimos a juros baixos e pelo aumento súbito do custo de importação do petróleo. 
     

  • c

    pelos esforços norte-americanos de ampliar sua intervenção econômica na América Latina e pela redução acelerada da dívida externa brasileira. 

  • d

    pela ampliação da capacidade industrial dos demais países latino-americanos e pelo crescimento das ta-xas internacionais de juros. 

  • e

    pela exportação de tecnologia brasileira de informática e pela recessão econômica enfrentada pelas principais potências do Ocidente. 

Nos primeiros anos da década de 1970, o Brasil viveu o milagre econômico. O crescimento do PIB era alavancado pelo forte intervencionismo estatal sob grandes aportes de capital externo a juros baixos. A crise do petróleo em 1973 modificou as condições externas, resultando na elevação das taxas de juros dos empréstimos externos e no declínio do crescimento do PIB.