A imagem apresentada na figura é uma cópia em preto e branco da tela quadrada intitulada O peixe, de Marcos Pinto, que foi colocada em uma parede para exposição e fixada nos pontos A e B.

Por um problema na fixação de um dos pontos, a tela se desprendeu, girando rente à parede. Após o giro, ela ficou posicionada como ilustrado na figura, formando um ângulo de 45° com a linha do horizonte. 

Para recolocar a tela na sua posição original, deve-se girá-la, rente à parede, no menor ângulo possível inferior a 360°.

A forma de recolocara tela na posição original, obedecendo ao que foi estabelecido, é girando-a em um ângulo de

  • a

    90° no sentido horário. 

  • b

    135° no sentido horário. 
     

  • c

    180° no sentido anti-horário. 

  • d

    270° no sentido anti-horário. 

  • e

    315° no sentido horário. 

Observe a posição do segmento orientado «math style=¨font-family:Arial¨ xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«mover»«mi»BA«/mi»«mo»§#x2192;«/mo»«/mover»«/mstyle»«/math» nas figuras 1 e 2:

Ao se desprender no ponto A, a tela realiza um giro de 3 · 45° = 135° no sentido anti-horário.

Assim, para recolocá-la na posição original, deve-se girá-la em um ângulo de medida 135° no sentido horário, ou girá-la em um ângulo de medida 360° – 135° = 225° no sentido anti-horário.

Portanto, a menor medida de ângulo possível em que se deve girar a tela, para retornar à posição original, é de 135° no sentido horário.