A figura ilustra uma partida de Campo Minado, o jogo presente em praticamente todo computador pessoal. Quatro quadrados em um tabuleiro 16 x 16 foram abertos, e os números em suas faces indicam quantos dos seus 8 vizinhos contêm minas (a serem evitadas). O número 40 no canto inferior direito é o número total de minas no tabuleiro, cujas posições foram escolhidas ao acaso, de forma uniforme, antes de se abrir qualquer quadrado. 

Em sua próxima jogada, o jogador deve escolher dentre os quadrados marcados com as letras P, Q, R, S e T um para abrir, sendo que deve escolher aquele com a menor probabilidade de conter uma mina.

O jogador deverá abrir o quadrado marcado com a letra

  • a

    P. 

  • b

    Q. 

  • c

    R. 

  • d

    S. 

  • e

    T.

Do enunciado, as probabilidades dos quadrados P, Q, S e T conterem uma mina são:

«math style=¨font-family:Tahoma¨ xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«mrow»«mo»§#x2219;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»P«/mi»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»:«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mfrac»«mn»2«/mn»«mn»8«/mn»«/mfrac»«mspace linebreak=¨newline¨/»«mo»§#x2219;«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»Q«/mi»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»:«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mfrac»«mn»1«/mn»«mn»8«/mn»«/mfrac»«mspace linebreak=¨newline¨/»«mo»§#x2219;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»S«/mi»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»:«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mfrac»«mn»4«/mn»«mn»8«/mn»«/mfrac»«mspace linebreak=¨newline¨/»«mo»§#x2219;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»T«/mi»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»:«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mfrac»«mn»3«/mn»«mn»8«/mn»«/mfrac»«/mrow»«/mstyle»«/math»

Resta, portanto, analisar o quadrado R.

Como quatro quadrados já foram abertos, eles certamente não contêm minas. Além disso, sabe-se que, se um determinado quadrado indica um número n e tem 8 vizinhos a serem, (8 - n) desses vizinhos não contém minas. Assim, sabe-se que, além dos 4 que já foram abertos, outros (6 + 7 + 4 + 5) também não possuem minas, ou seja, há 4 + 6 + 7 + 4 + 5 = 26 quadrados do tabuleiro que, certamente, não contêm minas e ainda não foram abertos.

Da mesma forma, pode-se concluir que, dos quadrados que ainda não foram abertos, 2 + 1 + 4 + 3 = 10 certamente contêm minas.

Assim, qualquer quadrado que não seja um dos já abertos, nem um dos vizinhos deles, pode conter uma das 40 – 10 = 30 minas restantes. Como são 256 – 26 – 10 = 220 quadrados nessas condições, a probabilidade de que R (que é um desses quadrados) contenha uma mina é:

«math style=¨font-family:Tahoma¨ xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«mrow»«mi mathvariant=¨normal¨»P«/mi»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mfrac»«mn»30«/mn»«mn»220«/mn»«/mfrac»«/mrow»«/mstyle»«/math»

Como «math style=¨font-family:Tahoma¨ xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«mrow»«mfrac»«mn»30«/mn»«mn»220«/mn»«/mfrac»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§gt;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mfrac»«mn»1«/mn»«mn»8«/mn»«/mfrac»«/mrow»«/mstyle»«/math», o quadrado Q é o que apresenta a menor probabilidade de conter uma mina.